ARTIGOS

A importância de um programa de COMPLIANCE para pequenas e médias empresas

De modo bem simples ter um Programa de Compliance é agir segundo um conjunto de normas ou regras estabelecidas, pois um programa devidamente estruturado assegura que a empresa cumpra as políticas e condutas necessárias dentro do segmento de atividade que está inserida.
Desta forma, as empresas precisam se adaptar a uma realidade onde essa cultura precisa ser transformada e a criação de mecanismos de proteção e integridade são fundamentais, entendendo esses como condição de sobrevivência a médio e longo prazo.
Neste aspecto, as empresas, independentemente de seu porte, e aqui chamamos a atenção para as pequenas e médias, precisarão dispor de alguns mecanismos de Compliance, sob pena de não conseguirem efetivar negócios com outras empresas, pois a tendência é que aquelas contratem com quem já possuam um programa de integridade.
Outro ponto importante é para aquelas que trabalham com o Poder Público, já que esses têm instituído legislações próprias para contratação, e dentre os requisitos, a necessidade de existência de programas de integridade efetivos. Outro fator relevante e que será objeto de outro debate é quanto aos benefícios voltados na área trabalhista.
Para tanto um Programa de Compliance permite a sua empresa:
– melhor conhecimento do negócio, garantindo a sustentabilidade e aumentando a eficiência do mesmo;
– melhor aplicação de recursos financeiros;
– redução dos conflitos de interesse, fraudes, crimes e por conseguinte custos;
– aumento da transparência;
– melhoria na reputação da empresa perante terceiros, outras empresas e Poder Público, bem como para com seus colaboradores, aumentando a chance de contratação.
Venha saber mais sobre um Programa de Compliance e como implementar em sua empresa.
Dra. Tatiane Mendes Sanches é advogada, militante na área empresarial, sócia-proprietária SSM Advogados, CPC-A (compliance officer)